Coordenador : Marta Nidia Varella Gomes Maia
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395566.2206.335582.24062023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Profissionais da Educação Infantil das redes públicas e privadas, Profissionais e Pesquisadores da área da Educação e dos direitos das crianças e alunos dos Cursos de Graduação e Nível Médio na Modalidade Normal.
Local de atuação: Os encontros serão virtuais através do meet.google.com e o Facebook atendendo a necessidade dos participantes.
Objetivo
Geral: Proporcionar o encontro sistemático entre sujeitos que trabalham e estudam a Educação Infantil para que juntos possam contribuir com a formação mútua e a socialização de seus saberes e fazeres. Específicos: 1– Mediar encontros entre profissionais de diferentes áreas que possam contribuir para a construção de conhecimentos sobre as crianças e a Educação Infantil. 2- Fomentar o estudo e reelaboração de práticas a partir de referências teóricas consoantes com as DCNEI. 3– Propiciar o encontro entre a produção acadêmica sobre as práticas em educação infantil e os conhecimentos que transitam nas instituições de Educação Infantil. 4– Oportunizar a publicização das políticas e práticas que se identifiquem com a mais recente produção acadêmica sobre a Educação Infantil. 5– Contribuir para a análise crítica e atuante frente a políticas públicas visando a garantia dos direitos das crianças, dos profissionais e famílias.
Resumo
O Coletivo de Educação Infantil se constitui como um espaço-tempo de diálogo formativo com e entre profissionais de instituições de Educação Infantil de Niterói e outras cidades. O projeto tem como objetivo impulsionar o encontro entre sujeitos que estudam a Educação infantil (professores e pesquisadores) ou trabalham na Educação Infantil (professores, coordenadores, diretores, gestores, assistentes, etc.), para o compartilhamento de experiências sobre as práticas na educação das crianças pequenas. A partir das narrativas dos sujeitos participantes, e no horizonte de constituição da reflexão coletiva, analisar as práticas tendo por base os pressupostos expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2010). Tendo seu começo no contexto do isolamento social, mantem-se prioritariamente por meio de plataformas digitais, com encontros de periodicidade quinzenal, instigados por leitura e discussão de textos, relatos de práticas e conversas com especialistas, a depender dos temas pautados pelos participantes. A roda de conversa qualificada é assumida como método, pressupondo o ouvir atento e o falar implicado; uma roda na qual todos e todas são acolhidos em suas narrativas e são instados a elaborá-las no encontro com a narrativa dos pares.